Imagem: Reprodução
Não é tarefa fácil falar de compositores latinos no Brasil. Com um mercado normalmente aberto apenas aos sucessos americanos e europeus, cantores da América Latina costumam passar à margem da mídia nacional, especialmente em razão da nossa língua. O resultado disso é um público que somente houve algo em espanhol após virar moda em escala global (Leia-se Shakira, Julio Iglesias e outros).
Embora nascida em Long Beach, California,
Julieta Venegas cresceu e viveu toda sua infância em Tijuana (México), local em que deu início aos seus estudos musicais. Com participação em grupos de
reggae e
Ska (
Chantaje, Lula, La Milagrosa e etc), a cantora costumava mesclar seus shows com composições endereçadas ao teatro e cinema.
Imagem: Reprodução
Versátil e de formação clássica, Venegas estudou piano e toca diversos instrumentos, inclusive acordeom, que tem presença marcante em sua música:
"Comecei na música erudita e só depois passei a compor minhas músicas, ao tocar com grupos de rock. E sempre achei que fico muito limitada ao tocar um só instrumento. No entanto, acho interessante poder utilizar vários instrumentos para fazer arranjos e desenvolver idéias diferentes", explicou.
Depois de fazer parte de dezenas de projetos, em 1996 ela assinou contrato com a BMG e no ano seguinte lançou o seu primeiro solo, Aquí. Daí em diante o que se viu foi a conquista de uma série de prêmios, a exemplo de Grammys e indicações na MTV latina.
Embaixadora da UNICEF no México, participou em 2006 da gravação do CD e DVD Acústico MTV, de Lenine, em dueto na faixa
Miedo. Em 2008, na Cidade do México, gravou o
“Unpluuged MTV”(download), que contou com a participação de Marisa Monte e tem como destaques canções pop de forte acento latino. Já em 2009, com Érika Martins, fez uma versão brasileira da música
Lento, de sua autoria.
Considerada no México e Estados Unidos como a maior revelação hispânica da década , Julieta Venegas curte brincar com sonoridades diferentes, primando pela melodia e a inserção de ritmos variados em suas canções. Abusando dos sons e das cores fortes, seus projetos visuais remontam aos grandes ícones da cultura mexicana. Simpática, pop e diferenciada, essa é a queridinha dos latinos.